Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Carnaval, besteirol na globo

Artigo escrito por Elypaschoalick por ocasião do carnaval de 2009 e você poderá constatar que ainda HOJE tudo continua na mesma.

Tanto o carnaval de São Paulo como o do Rio estava uma maravilha. 

Que criatividade, que cultura, que show de pesquisa e imaginação, com seriedade, que os carnavalescos deram.

Em contra partida faltou pesquisa e muita para os comentaristas da globo que melhor fariam se tivessem fechado a boca e se limitado a ler o que as escolas passaram. 

Fiquei pensando para onde foi a globo de Galvão Bueno e tantos outros narradores e comentaristas que enriquecem o evento com seu estilo de narrar e comentar. 

Será que este festival de besteirol e mau gosto se deve ao fato da emissora ser a única a cobrir o evento?

A equipe de jornalismo e comentaristas da globo chegou, neste carnaval, a superar a cobertura do Oscar quando os comentaristas começam a rir das piadinhas americanas e no lugar de traduzi-las fica explicando que a gente não entende porque é um humor característico da sociedade de lá.

Bem, mas voltemos à Sapucaí.


Já quase na dispersão, durante a última escola se apresentar, lá vem a apoteose dos comentários quando o jornalista questiona o que será que é a cana de açúcar, será uma fruta?

Logo em seguida o outro diz que não podemos deixar o colega sem resposta, oh! Dúvida cruel! E se limita a ler uma descrição enciclopédica pesquisada em algum site de busca.

Tenha a santa paciência: RAIZ – CAULE – FOLHAS – FLORES e FRUTOS, estas são as partes das plantas, pelo menos que estão escritas no caderno de meu neto de 8 anos de idade, e por mais doce que uma cana possa ser ela ainda é um caule.

Eu, cá na minha pobre e humilde sala, como simples telespectadora da madrugada fico a pensar:

Por que ficam 40 minutos filmando a comissão de frente, a porta bandeira e o primeiro carro e depois mal filmam as alas se limitando na maioria das vezes a apenas dizer o nome delas e explicar com pobreza de detalhes os outros carros alegóricos? 

Será falta de máquinas na avenida ou de cabeças atrás das máquinas?

Será que não dá para falar detalhes das fantasias das alas? Elas são tão simbólicas, tão significativas. 

Eu penso que daria até, se a Globo quisesse, para colocar o croqui do desenho da fantasia de cada ala com sua descrição, significado, complementação do tema e material que a compõe.

Duas posturas antagônicas acontecem e mais uma vez o telespectador é despresado: 

Um comentarista diz o tempo todo que não vai citar nomes de pessoas pois não quer praticar injustiça (oras, porque não pesquisou com os integrantes da escola os nomes para citá-los sem constrangimento de ofensas ou esquecimentos).

Oo Sr. Dudu Nobre que poderia nos dar grandes informações sobre o diferencial de cada da bateria, sobre a quantidade e variedade de instrumentos que a compõe, sobre as características das paradinhas e outras variantes tão artisticamente  usadas e abusadas pelos grandes mestres das baterias...não, fica falando uma imensa lista de amigos sem esclarecer sequer qual é o papel de cada um dentro da bateria ou na, pior das hipóteses, a história daquela bateria.

Que ele é muito bem relacionado ficou claro no ar quando conta que recebeu um telefonema do Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores brasileiros que matam saudades vendo a Globo na Itália. 

Não meu caro Dudu Nobre, você não precisa provar que é bem relacionado, você precisa é enriquecer nosso conhecimento sobre bateria de Escola de Samba. 

Não posso deixar de lado alguns comentaristas tanto masculinos como femininos que falam num tom de voz inaudível para um ambiente onde uma escola canta seu hino com exaltação e entusiasmo.

Muita coisa precisa acontecer para melhorar a narração deste espetáculo de luz, cor, criatividade, cultura que o Brasil mostra ao mundo.

Globo, não me decepcione e não se difame, o carnaval de 2010 está aí, chame seu melhor editor de jornalismo e formate uma boa e invejável maneira de descrever o que se passa na Sapucaí, passe os 365 dias preparando uma equipe de jornalistas, comentaristas e narradores deste espetáculo que logo, logo estará novamente no ar. 

Bem, agora é tarde, só se for em 2011... 2012... sei lá...

Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick

Nenhum comentário:

Postar um comentário